Capoeira - Variações Musicais
A prática da capoeira está intimamente ligada à música, por ser esta uma arte completa que envolve o desenvolvimento físico e as aptidões artísticas de seus praticantes. A capoeira desenvolve-se ao som de uma "orquestra" muito particular e peculiar por n atureza. Esta orquestra é composta de um atabaque, dois pandeiros e de um a três berimbaus e, são estes instrumentos que acompanham as "cantorias da roda". Dentre os vários tipos de "cânticos" de uma roda de capoeira, destacamos:
É uma cantiga curta, normalmente feita de improviso que faz apresentação ou identificação. É entoada pelo cantador para fazer a abertura de sua composição. Normalmente faz uma louvação aos seus mestres às suas origens ou à cidade em que nasceu ou está no momento, pode ainda fazer culto à fatos históricos, lendas ou algum outro no momento, pode ainda fazer culto a fatos históricos, lendas ou algum outro elemento cultural que diga respeito à roda de capoeira. É comum aos cantadores da roda usare m a chula como introdução para as corridos e ladainhas e, durante a mesma é sugerido um refrão para o coro cantar.
"Vida de solteiro é dura
de casado é muito mais
o marido vai na festa
ai meu bem...
a mulher quer ir atrás
se ele diz que não leva
vira onça e diz que vai
é por tudo isso que não caso
prá viver a vida em paz
Camaradinha...
Iê, Aquinderê!...
Mestre Cícero
Como o próprio nome já sugere, é uma cantiga que "acelera" o ritmo e que se caracteriza pela junção do verso do cantador com as frases do refrão repetido pelo coro total ou parcialmente, dependendo do tempo que o cantador dá entre os versos que canta. O cantador faz versos curtos e simples que são à toda hora repetidos e o conjunto deles é usado como refrão pelo côro. O texto cantado pode ser retirado de uma quadra, de uma ladainha ou de uma chula ou ainda de cenas da vida cotidiana, de um p assado histórico ou simplesmente da imaginação do cantador. Geralmente, o ocorrido é cantado nos toques de São Bento Grande, Cavalaria, Amazonas, São Bento Pequeno, sempre em toques mais acelerados.
"Chora menino
nhem, nhem...
o menino chorou
nhem, nhem...
cala a boca menino
nhem nhem...
mas porquê não mamou?
nhem, nhem, nhem...
Peça do Folclore
É o que o nome diz, uma quadra. A quadra é uma estrofe curta de apenas quatro versos simples, cujo conteúdo pode variar de acordo com a criatividade do compositor que pode fazer brincadeiras com sotaque ou comportamento de algum companheiro d e jogo, pode fazer advertências, falar de lendas, fatos históricos ou figuras importantes da capoeira. Normalmente as quadras terminam com uma chamada ao côro que pode ser: camaradinha, camará, volta do mundo, aruandê, Iêê...Êêê...dentre muitas.
"A canoa virou, marinheiro
ô, no fundo do mar tem dinheiro
A canoa virou, marinheiro
ô, no fundo do mar tem dinheiro"
Autor Desconhecido!
É um ritmo lento, sofrido, dolente, é como uma reza, uma oração muito parecida com as que são feitas na Igreja Católica em louvor ao terço. O conteúdo de uma ladainha corresponde a uma oração longa e desdobrada pelo cantador em versos entrem eados pelo refrão repetido pelo côro. As ladainhas , exclusivas do jogo de Angola, são cantadas antes do início do jogo. Os participantes da roda devem ficar atentos ao cantador, pois na ladainha pode ser feito um desafio e, quando for dada a senha para o início do jogo qualquer um pode ser chamado neste desafio.
"Quando eu aqui cheguei
quando eu aqui cheguei
vim louvar a Deus primeiro
e os moradores deste lugar
agora eu tô cantando
agora eu tô cantando
cantando dando louvor
tô louvando a Jesus Cristo
porque nos abençoou
Tô louvando e tô rogando
tô louvando e tô rogando
ao pai que nos criou
abençoe esta cidade
com todos os seus moradores
e na roda de capoeira
abençoe os jogadores."
Mestre João Pequeno
Normalmente, depois que a roda acaba, é feito um "samba de roda" para acalmar os ânimos mais exaltados durante o jogo. O samba de roda tem letra um pouco mais longa do que o corrido e a quadra, mas se compara bem de perto ao conteúdo de uma chula ou ladainha:
"Pisa na linha levanta o boi
Levanta meu boi do chão
Pisa na linha levanta o boi
levanta, levanta
Amanhã é dia santo
dia do Corpo de Deus
quem tem roupa vai na missa
quem não tem faz como eu
pisa na linha levanta o boi
..
Peça do Folclore
Para Cada Situação um Canto Diferente
Nas rodas de capoeira, são cantadas as proezas dos jogadores e, também, as suas quedas e suas desavenças. É por aí que são estimulados os movimentos que o jogo exige; é também, uma maneira de passar adiante os ditos populares, dando asas à imaginação das pessoas; ainda, é uma forma de quem está tocando e cantando, fazer uma "brincadeira" com os jogadores. Por exemplo:
- Quando o jogo está desanimado, canta-se:BIMBA MANDOU LUTAR... (côro) LUTAR
- Quando o jogador leva "a pior" e sai reclamando, canta-se:
O MENINO CHOROU, NHEM, NHEM, NHEM...
- Quando o jogo virar para o lado da violência, canta-se:
CAMARADA QUE É MEU CAMARADA, (côro) É MEU IRMÃO...
- Quando o jogador cai e se machuca, canta-se:
CAPOEIRA ESCORREGA E LOGO TÁ DE PÉ
QUEM FICA NO CHÃO CAPOEIRA NÃO É
NA VIDA SE CAI OU SE LEVA RASTEIRA
QUEM NUNCA CAIU, NÃO É CAPOEIRA
- Quando entra mulher na roda, canta-se:
Ô MULHER, LEVANTA A SAIA E VEM JOGAR...
SE ESSA MULHER FOSSE MINHA, EU ENSINAVA A VIVER
EU LEVAVA PRÁ RODA, E ENSINAVA A ARMADA E MACULELÊ...
- Prá terminar a roda em paz, canta-se:
ADEUS, ADEUS, VAMOS SAIR
EU JÁ VOU-ME EMBORA, BOA VIAGEM...
Numa roda de capoeira, apenas uma pessoa canta, o resto do povo responde o côro e bate palmas.
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